Oracle ORDS Download 21: Como instalar e usar a versão mais recente
Se você está procurando uma maneira de acessar e manipular dados em seu banco de dados Oracle usando serviços da Web RESTful, considere usar o Oracle REST Data Services (ORDS). ORDS é um aplicativo Java que conecta HTTPS e seu banco de dados Oracle, fornecendo uma API REST de gerenciamento de banco de dados, SQL Developer Web, um gateway PL/SQL, SODA para REST e a capacidade de publicar serviços Web RESTful para interagir com os dados e procedimentos armazenados em seu banco de dados Oracle.
oracle ords download 21
Neste artigo, mostraremos como baixar, instalar, configurar e usar a versão mais recente do ORDS, que é 21.1.1 em maio de 2021. Também discutiremos alguns dos benefícios, recursos e alternativas do ORDS, bem como algumas práticas recomendadas e dicas para usá-lo de maneira eficaz.
O que é Oracle ORDS?
O Oracle REST Data Services (ORDS) é uma API REST padrão OASIS que foi originalmente desenvolvida pela Microsoft em 2007. Permite a criação e o consumo de APIs RESTful interoperáveis e consultáveis de maneira simples e padrão. O ORDS oferece suporte a bancos de dados relacionais e NoSQL, como Oracle Database, Times Ten e NoSQL.
O ORDS é fornecido como um aplicativo Java (arquivo war) que pode ser executado de forma independente ou dentro de um contêiner J2EE (como Apache Tomcat, GlassFish ou WebLogic). Não requer um Oracle home ou qualquer instalação de software adicional. Ele usa um driver JDBC integrado para conectar-se ao banco de dados e a tecnologia universal connection pool (UCP) para gerenciar os pools de conexão.
Benefícios do Oracle ORDS
Alguns dos benefícios de usar o ORDS são:
Ele fornece acesso HTTPS seguro e de alto desempenho para seu banco de dados Oracle, seja no local ou na nuvem.
Simplifica o desenvolvimento e o consumo de serviços web RESTful para seus objetos de banco de dados, como tabelas, visualizações, pacotes, procedimentos, etc.
Ele permite que você use o SQL Developer Web, uma versão baseada na web do Oracle SQL Developer que permite executar consultas e scripts, criar e alterar objetos de banco de dados, construir modelos de dados, acessar o Performance Hub e visualizar a atividade do banco de dados.
Ele oferece suporte a SODA para REST, uma maneira simples e flexível de armazenar e recuperar documentos JSON em seu banco de dados usando REST.
Ele oferece suporte à habilitação REST automática de tabelas e exibições, o que significa que você pode expô-los como serviços Web RESTful sem escrever nenhum código.
Ele oferece suporte à autenticação e autorização OAuth2 para proteger seus serviços da web.
Ele suporta vários formatos para representação de dados, como JSON, XML, CSV, etc.
Ele oferece suporte a várias opções de consulta para filtragem, classificação, paginação, expansão, etc.
Ele suporta várias operações para criar, ler, atualizar, excluir dados (CRUD) usando métodos HTTP como POST, GET, PUT/PATCH, DELETE.
Ele oferece suporte a vários recursos para aprimorar a funcionalidade e o desempenho de seus serviços da Web, como solicitações em lote, cache, etags, etc.
Recursos do Oracle ORDS
Algumas das características do ORDS são:
API REST de gerenciamento de banco de dados: Este é um conjunto de serviços da Web predefinidos que permitem executar várias tarefas administrativas em seu banco de dados usando REST. Por exemplo, você pode criar usuários e funções, conceder privilégios, gerenciar tabelas espaços, monitorar sessões, fazer backup e restaurar dados, etc. Você também pode criar seus próprios serviços da Web personalizados usando a API REST de gerenciamento de banco de dados.
Gateway PL/SQL: Este é um recurso que permite que você publique seus procedimentos e funções armazenados PL/SQL como serviços Web RESTful. Você pode usar anotações ou um arquivo de configuração para definir os metadados do serviço da web, como mapeamento de URL, parâmetros, tipo de retorno, etc. Você também pode usar a API ORDS PL/SQL para manipular programaticamente as definições do serviço da web.
Auto REST: Este é um recurso que permite que você exponha automaticamente suas tabelas de banco de dados e exibições como serviços da Web RESTful sem escrever nenhum código. Você pode usar a extensão ORDS SQL Developer ou a API ORDS REST Data Services para habilitar ou desabilitar o Auto REST para suas tabelas e exibições. Você também pode usar a extensão ORDS SQL Developer ou a API ORDS PL/SQL para personalizar os metadados do serviço da Web, como mapeamento de URL, paginação, filtragem etc.
SQL Developer Web: Esta é uma versão baseada na web do Oracle SQL Developer que permite acessar e gerenciar seu banco de dados usando um navegador. Você pode usar o SQL Developer Web para executar consultas e scripts, criar e alterar objetos de banco de dados, criar modelos de dados, acessar o Performance Hub e exibir a atividade do banco de dados. Você também pode usar o SQL Developer Web para habilitar e desabilitar o Auto REST para suas tabelas e exibições, bem como para testar e depurar seus serviços da web.
SODA para REST: Este é um recurso que permite armazenar e recuperar documentos JSON em seu banco de dados usando REST. Você pode usar SODA para REST para criar coleções de documentos JSON, inserir, atualizar, excluir e consultar documentos usando métodos HTTP e cargas úteis JSON e executar várias operações em coleções e documentos usando parâmetros de consulta. Você também pode usar o SODA para REST para acessar os recursos do banco de dados Oracle, como transações, controle de simultaneidade, indexação, etc.
Alternativas ao Oracle ORDS
Algumas das alternativas ao ORDS são:
Oracle Application Express (APEX): Esta é uma plataforma de desenvolvimento de baixo código que permite criar aplicativos da Web orientados a dados usando um navegador. O APEX inclui um módulo RESTful Services que permite criar e consumir serviços Web RESTful para seus objetos de banco de dados. O APEX também inclui um módulo SQL Workshop que permite acessar e gerenciar seu banco de dados usando um navegador.
Oracle Database Gateway para OData: Este é um recurso que permite expor suas tabelas de banco de dados e exibições como serviços da Web OData (Open Data Protocol).OData é um protocolo padrão para criar e consumir APIs RESTful que suportam operações CRUD e opções de consulta. Você pode usar o Gateway de banco de dados para OData para habilitar ou desabilitar o OData para suas tabelas e exibições, bem como para personalizar os metadados do serviço web.
Oracle Data Provider for .NET (ODP.NET) Managed Driver: Este é um recurso que permite acessar seu banco de dados usando aplicativos .NET Framework ou .NET Core. O ODP.NET Managed Driver inclui um provedor Entity Framework Core que oferece suporte a abordagens de primeiro código e primeiro banco de dados para criar modelos de dados e consultar dados usando LINQ (Language Integrated Query). O ODP.NET Managed Driver também inclui um provedor ASP.NET Core que dá suporte à criação de serviços Web RESTful usando modelos Entity Framework Core.
Como Baixar o Oracle ORDS 21
Há duas maneiras de baixar o Oracle ORDS 21: no site da Oracle ou no repositório yum.
Baixando do site da Oracle
Para baixar o ORDS do site da Oracle, você precisa ter uma conta Oracle. Se você não tiver um, poderá criar um gratuitamente seguindo estas etapas:
Vá para .
Clique no botão Download em Oracle REST Data Services.
Você será redirecionado para a página do Oracle Software Delivery Cloud.
Clique no botão Entrar/Registrar no canto superior direito.
Clique no link Criar conta em Novo usuário?
Preencha as informações necessárias e clique no botão Criar.
Você receberá um e-mail com um link de verificação. Clique nele para ativar sua conta.
Depois de ter uma conta Oracle, você pode fazer o download do ORDS seguindo estas etapas:
Vá para .
Clique no botão Download em Oracle REST Data Services.
Você será redirecionado para a página do Oracle Software Delivery Cloud.
Entre com as credenciais da sua conta Oracle.
Selecione sua plataforma (como Linux x86-64) e clique em Continuar.
Aceite o contrato de licença e clique em Continuar.
Clique no botão Download ao lado de Oracle REST Data Services 21.1.1.
Salve o arquivo (ords-21.1.1.zip) no local desejado.
Baixando do Repositório yum
Se você estiver usando o Oracle Linux, poderá fazer o download do ORDS do repositório yum seguindo estas etapas:
Habilite o repositório Oracle Software Collection Library executando o seguinte comando como root:
yum-config-manager --enable ol7_oracle_software_collections
Instale o ORDS executando o seguinte comando como root:
ordens de instalação yum
Os arquivos ORDS serão instalados no diretório /usr/share/ords.
Como instalar e configurar o Oracle ORDS 21
Depois de baixar o ORDS, você precisa instalá-lo e configurá-lo antes de poder usá-lo. O processo de instalação e configuração depende se você está usando um modo autônomo ou de contêiner J2EE.
Requisitos de sistema
Antes de instalar o ORDS, você precisa se certificar de que seu sistema atende aos seguintes requisitos:
Você tem uma versão suportada do Oracle Database (11g ou posterior) com uma licença válida.
Você tem uma versão Java suportada (8 ou posterior) com uma licença válida.
Você tem um servidor da Web ou servidor de aplicativos suportado (como Apache Tomcat, GlassFish ou WebLogic) se estiver usando um modo de contêiner J2EE.
Você tem espaço em disco, memória e recursos de CPU suficientes para a carga de trabalho esperada.
Script de privilégios do instalador
Antes de instalar o ORDS, você precisa executar um script que conceda os privilégios necessários ao usuário instalador do ORDS. O script é chamado ords_installer_privileges.sql e está localizado na pasta docs do arquivo zip ORDS. Você pode executar o script seguindo estas etapas:
Descompacte o arquivo zip ORDS em um local temporário.
Conecte-se ao seu banco de dados como SYSDBA usando SQL*Plus ou SQL Developer.
Execute o script digitando o seguinte comando:
@ords_installer_privileges.sql
Digite um nome de usuário e senha para o usuário instalador do ORDS quando solicitado. O nome de usuário padrão é ORDS_PUBLIC_USER.
O script criará o usuário instalador do ORDS e concederá a ele os privilégios necessários.
Instalação da interface de linha de comando interativa
Se você deseja instalar e configurar o ORDS usando uma interface de linha de comando interativa, siga estas etapas:
Descompacte o arquivo zip ORDS no local desejado.
Navegue até a pasta ORDS usando um terminal ou um prompt de comando.
Execute o seguinte comando:
instalação java -jar ords.war
O instalador solicitará várias informações, como:
Os detalhes da conexão do banco de dados (host, porta, nome do serviço, nome de usuário, senha).
O esquema do banco de dados para armazenar metadados ORDS (o padrão é ORDS_METADATA).
O esquema do banco de dados para armazenar serviços da Web RESTful (o padrão é ORDS_PUBLIC_USER).
O caminho base para acessar os serviços da Web RESTful (o padrão é /ords).
O modo de instalação (independente ou contêiner J2EE).
O número da porta para o modo autônomo (o padrão é 8080).
A localização das imagens APEX para o modo autônomo (opcional).
O instalador validará suas entradas e instalará e configurará o ORDS de acordo.
Instalação de interface de linha de comando não interativa
Se você deseja instalar e configurar o ORDS usando uma interface de linha de comando não interativa, siga estas etapas:
Descompacte o arquivo zip ORDS no local desejado.
Navegue até a pasta ORDS usando um terminal ou um prompt de comando.
Crie um arquivo de parâmetro que contenha as informações para instalação e configuração do ORDS. O arquivo de parâmetro é um arquivo de texto com o seguinte formato:
db.hostname=host db.port=porta db.servicename=serviço db.username=nome de usuário db.password=senha user.public.password=senha user.tablespace.default=tablespace user.tablespace.temp=tablespace rest.services.ords.add=true rest.services.apex.add=false rest.services.soda.add=true schema.tablespace.default=tablespace schema.tablespace.te mp=tablespace standalone.mode=true standalone.http.port=port standalone.static.images=/path/to/images
Substitua os valores pelos seus próprios detalhes de conexão com o banco de dados, senhas, tablespaces, etc. Você também pode alterar as opções para habilitar ou desabilitar os serviços REST, escolher o modo de instalação, etc.
Salve o arquivo de parâmetro como ords_params.properties na pasta ORDS.
Execute o seguinte comando:
java -jar ords.war install --parameterFile ords_params.properties
O instalador usará as informações do arquivo de parâmetros e instalará e configurará o ORDS de acordo.
Como usar o Oracle ORDS 21
Depois de instalar e configurar o ORDS, você pode começar a usá-lo para acessar e manipular dados em seu banco de dados usando serviços web RESTful. Aqui estão algumas das maneiras pelas quais você pode usar o ORDS:
Implantando Oracle REST Data Services
Se você estiver usando um modo independente, poderá iniciar o ORDS executando o seguinte comando na pasta ORDS:
java -jar ords.war
Isso iniciará um servidor da Web Jetty no número da porta que você especificou durante a instalação. Você pode então acessar o ORDS inserindo o seguinte URL em seu navegador:
Se você estiver usando um modo de contêiner J2EE, precisará implementar o arquivo ords.war em seu servidor da web ou servidor de aplicativos. As etapas exatas podem variar dependendo do servidor que você está usando, mas geralmente você precisa copiar o arquivo ords.war para o webapps ou a pasta de implantações do seu servidor e reiniciá-lo. Você pode então acessar o ORDS inserindo o seguinte URL em seu navegador:
Construindo Web Services RESTful
Você pode usar o ORDS para criar serviços da Web RESTful para seus objetos de banco de dados, como tabelas, exibições, pacotes, procedimentos etc. Há duas maneiras de fazer isso: usando Auto REST ou usando PL/SQL Gateway.
Usando REST automático
Essa é a maneira mais fácil de criar serviços da Web para suas tabelas e exibições. Você só precisa habilitar o Auto REST para suas tabelas e exibições usando o SQL Developer Web ou a API ORDS REST Data Services.Por exemplo, você pode executar o seguinte comando no SQL Developer Web para habilitar o Auto REST para uma tabela chamada EMPLOYEES:
BEGIN ORDS.enable_schema(p_enabled => TRUE); ORDS.enable_object(p_object => 'FUNCIONÁRIOS'); FIM; /
Isso criará um serviço da Web para a tabela EMPLOYEES com o seguinte URL:
Você pode usar métodos HTTP como GET, POST, PUT/PATCH, DELETE para executar operações CRUD na tabela. Por exemplo, você pode executar o seguinte comando em um terminal ou prompt de comando para recuperar todas as linhas da tabela EMPLOYEES:
curl -X GET
Você também pode usar parâmetros de consulta para filtrar, classificar, paginar, expandir, etc. Por exemplo, você pode executar o seguinte comando para recuperar apenas o nome e o sobrenome dos funcionários cujo salário é maior que 10.000 e classificá-los pelo sobrenome em ordem decrescente:
curl -X GET
Usando o Gateway PL/SQL
Esta é uma maneira mais avançada de criar serviços da web para seus objetos de banco de dados, como pacotes, procedimentos, funções, etc. Você precisa usar anotações ou um arquivo de configuração para definir os metadados do serviço da web, como mapeamento de URL, parâmetros, tipo de retorno, etc.
Por exemplo, você pode criar um serviço da Web para um procedimento chamado GET_EMPLOYEE que usa um ID de funcionário como parâmetro de entrada e retorna os detalhes do funcionário como parâmetro de saída. Você pode usar a seguinte anotação em sua definição de procedimento:
--%rest --%description Obtém detalhes do funcionário por ID --%endpoint /employees/id --%method GET --%source PROCEDURE get_employee ( p_emp_id IN Employees.employee_id%TYPE, p_emp_rec OUT Employees%ROWTYPE );
Isso criará um serviço da Web para o procedimento GET_EMPLOYEE com o seguinte URL:
Você pode então usar métodos HTTP como GET para invocar o procedimento. Por exemplo, você pode executar o seguinte comando em um terminal ou prompt de comando para invocar o procedimento com um ID de funcionário 100:
curl -X GET
Usando o SQL Developer Web
Você pode usar o SQL Developer Web para acessar e gerenciar seu banco de dados usando um navegador. Você pode usar o SQL Developer Web para executar consultas e scripts, criar e alterar objetos de banco de dados, criar modelos de dados, acessar o Performance Hub e exibir a atividade do banco de dados. Você também pode usar o SQL Developer Web para habilitar e desabilitar o Auto REST para suas tabelas e exibições, bem como para testar e depurar seus serviços da web.
Para acessar o SQL Developer Web, você precisa ter uma conta Oracle com os privilégios apropriados. Você pode criar uma conta Oracle usando o SQL Developer Web ou SQL*Plus ou SQL Developer. Por exemplo, você pode executar o seguinte comando no SQL*Plus ou no SQL Developer para criar uma conta Oracle chamada scott com a senha tiger:
CRIAR USUÁRIO scott IDENTIFICADO POR tigre; GRANT CONNECT, RECURSO PARA scott;
Depois de ter uma conta Oracle, você pode acessar o SQL Developer Web inserindo o seguinte URL em seu navegador:
Você será solicitado a inserir as credenciais da sua conta Oracle e, em seguida, verá a interface da Web do SQL Developer.
Usando SODA para REST
Você pode usar SODA para REST para armazenar e recuperar documentos JSON em seu banco de dados usando REST. Você pode usar SODA para REST para criar coleções de documentos JSON, inserir, atualizar, excluir e consultar documentos usando métodos HTTP e cargas úteis JSON e executar várias operações em coleções e documentos usando parâmetros de consulta. Você também pode usar o SODA para REST para acessar os recursos do banco de dados Oracle, como transações, controle de simultaneidade, indexação, etc.
Para usar SODA para REST, você precisa ter uma conta Oracle com os privilégios apropriados.Você pode criar uma conta Oracle usando o SQL Developer Web ou SQL*Plus ou SQL Developer. Por exemplo, você pode executar o seguinte comando no SQL*Plus ou no SQL Developer para criar uma conta Oracle chamada soda com a senha soda:
CRIAR USUÁRIO refrigerante IDENTIFICADO POR refrigerante; GRANT CREATE SESSION TO refrigerante; GRANT SODA_APP TO refrigerante;
Depois de ter uma conta Oracle, você pode usar SODA para REST inserindo o seguinte URL em seu navegador:
Você será solicitado a inserir as credenciais da sua conta Oracle e, em seguida, verá a interface SODA para REST.
Conclusão
Neste artigo, mostramos como baixar, instalar, configurar e usar o Oracle ORDS 21, a versão mais recente do Oracle REST Data Services. Também discutimos alguns dos benefícios, recursos e alternativas do ORDS, bem como algumas práticas recomendadas e dicas para usá-lo com eficiência.
O ORDS é uma ferramenta poderosa que permite acessar e manipular dados em seu banco de dados Oracle usando serviços Web RESTful. Ele fornece uma API REST de gerenciamento de banco de dados, SQL Developer Web, um gateway PL/SQL, SODA para REST e a capacidade de publicar serviços Web RESTful para interagir com os dados e procedimentos armazenados em seu banco de dados Oracle.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender como usar o ORDS e como ele pode aprimorar sua experiência de administração e desenvolvimento de banco de dados. Se você tiver alguma dúvida ou comentário, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco ou deixar um comentário abaixo. Obrigado por ler e codificação feliz!
perguntas frequentes
Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes sobre o Oracle ORDS 21:
Quais são as diferenças entre o ORDS 21 e as versões anteriores?
Algumas das diferenças entre o ORDS 21 e as versões anteriores são:
ORDS 21 suporta Oracle Database 21c e Oracle Database Cloud Service.
ORDS 21 suporta Java 11 e versões posteriores.
O ORDS 21 oferece suporte ao tipo de concessão de credenciais de cliente OAuth2 para proteger serviços da web.
ORDS 21 suporta JSON Merge Patch para atualizações parciais de documentos JSON.
O ORDS 21 oferece suporte à especificação OpenAPI 3.0 para documentar serviços da web.
Como posso atualizar para o ORDS 21 de versões anteriores?
Para atualizar para ORDS 21 de versões anteriores, você precisa seguir estas etapas:
Faça o download do ORDS 21 no site da Oracle ou no repositório yum.
Pare sua instância ORDS existente.
Faça backup de seus arquivos de configuração ORDS existentes e esquemas de banco de dados.
Descompacte o arquivo zip ORDS 21 no local desejado.
Copie seus arquivos de configuração ORDS existentes para a pasta ORDS 21.
Execute o seguinte comando da pasta ORDS 21:
java -jar ords.war validar
Isso validará seus arquivos de configuração e esquemas de banco de dados e os atualizará, se necessário.
Inicie sua nova instância do ORDS executando o seguinte comando na pasta ORDS 21:
java -jar ords.war
Se estiver usando um modo de contêiner J2EE, será necessário reimplementar o arquivo ords.war em seu servidor da web ou servidor de aplicativos.
Como posso solucionar problemas de ORDS?
Para solucionar problemas de ORDS, você pode usar os seguintes recursos:
Os arquivos de log do ORDS, que estão localizados na pasta de logs do diretório de instalação do ORDS. Os arquivos de log contêm informações sobre as solicitações, respostas, erros, avisos etc. que ocorrem durante a operação do ORDS.
A documentação do ORDS, disponível em . A documentação contém informações detalhadas sobre a instalação, configuração, uso, segurança, desempenho, etc. do ORDS.
O fórum ORDS, disponível em . O fórum é um lugar onde você pode fazer perguntas, compartilhar experiências e obter respostas de outros usuários e especialistas do ORDS.
Como posso saber mais sobre o ORDS?
Para saber mais sobre ORDS, você pode usar os seguintes recursos:
O blog ORDS, disponível em . O blog contém notícias, atualizações, dicas, truques, melhores práticas, etc. sobre ORDS.
O canal ORDS no YouTube, disponível em . O canal contém vídeos, tutoriais, demonstrações, webinars, etc. sobre ORDS.
Os cursos de treinamento ORDS, que estão disponíveis em . Os cursos contêm lições on-line, questionários, laboratórios etc. que ensinam como usar o ORDS de forma eficaz.
Como posso fornecer feedback ou sugestões para o ORDS?
Para fornecer feedback ou sugestões para ORDS, você pode usar os seguintes métodos:
A página Oracle REST Data Services Feedback, que está disponível em . A página permite que você envie seus comentários ou sugestões diretamente para a equipe de desenvolvimento do ORDS.
A página Oracle REST Data Services Idea Lab, que está disponível em . A página permite que você envie suas ideias para novos recursos ou aprimoramentos para o ORDS e vote nas ideias de outros usuários.
0517a86e26
Comments